top of page

MEDITAÇÃO: Os infinitos benefícios de uma prática tão simples

Em um momento como este que estamos vivendo, onde o maior temor de todos os seres humanos é adoecer, nosso maior objetivo é manter a saúde - tanto a física, como a mental e a espiritual. Para fortalecer essas três bases que nos sustentam, a meditação é altamente recomendável e está ao alcance de todos, por mais distante que pareça. Ela tem benefícios cientificamente comprovados e pode ser praticada por pessoas de todas as idades, religiões e classes, já não requer nenhum conhecimento prévio, nem crença e seu único recurso indispensável é o ar - e este ainda é gratuito a todos!


Dentre os benefícios físicos, pode-se sentir de imediato uma diminuição na frequência respiratória e na cardíaca e sua prática leva ao fortalecimento do sistema imunológico, combatendo doenças já existentes e prevenindo o surgimento de novas.


Os benefícios mentais são inúmeros e podem ser sentidos ao longo do dia:

●    Aumento da concentração nos estudos, no trabalho e nas atividades diárias;

●    Diminuição da ansiedade (já que a mente se voltará para o presente, e não para o passado ou futuro);

●    Clareza mental que nos permite ver com distanciamento problemas e conflitos e assim podemos encontrar soluções;

●    Maior autocontrole e autogestão das emoções, que nos leva a perceber a chegada de sentimentos ruins e nos possibilita afastá-los a tempo;

●    Paciência consigo e com os outros - aumentando, assim, o nobre sentimento de empatia, tão necessário na atualidade.

E os benefícios espirituais vêm como extensão dos físicos e mentais. Ao longo do aprofundamento da prática meditativa, ocorrem mudanças na forma como a pessoa enxerga o mundo e se percebe nele. A sensação de bem-estar, otimismo e crença no bem levam aquele que medita a ver que há esperança de um mundo melhor, mesmo nas situações mais complicadas. A consciência de que tudo está interligado e que ele é um ser que pertence ao todo, traz um sentido e um gosto pela vida.


E tudo o que se precisa fazer para se obter estes valiosos benefícios é: respirar! Sentar, relaxar e respirar…


  1. Procure um lugar calmo, onde não será interrompido - se necessário, avise as pessoas da casa que precisará de alguns minutos de silêncio.

  2. Sente-se confortavelmente, em uma cadeira ou no chão, com pernas cruzadas, se preferir.

  3. Fique de olhos fechados ou levemente abertos, caso queira contemplar algum objeto, como uma flor ou uma vela.

  4. Foque toda sua atenção na sua respiração - no ar que entra, no ar que sai. O foco pode estar na sensação do ar passando pelas narinas, na garganta ou na expansão que o ar provoca no tórax e abdômen - escolha um e se concentre ali.

Pronto! É isso…

Comece com 5 minutos diários e vá aumentando gradativamente. De nada adianta meditar por uma hora uma vez na semana, apenas. Os benefícios surgem com a prática diária.

Muitos pensamentos virão e este é o maior desafio e também o grande segredo mágico: afaste-os e respire. Afaste-os e respire. Afaste-os e respire. Com o tempo eles irão perder a força e você será dono de si!

E boa vida nova!

Ana Schmid

Neuroeducadora, Psicopedagoga, Terapeuta, PNL, Professora de Inglês, Espanhol e Artes e mãe da Luna e do João


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page